Cartão sénior de Alfândega da Fé dá descontos na farmácia

PUB.

Seg, 28/07/2008 - 09:04


A câmara de Alfândega da Fé já lançou o cartão municipal sénior. Trata-se de uma medida de carácter social, que visa facultar à população mais desfavorecida apoios em diversas áreas.  

Os beneficiários deste cartão poderão contar com 25% de descontos nos medicamentos, bilhetes de cinema e espectáculos, isenção no pagamento de água para consumo doméstico e passes gratuito nos transportes.

 

Américo Francisco Gabriel, de 101 anos, residente em Gebelim, foi o primeiro a recebê-lo. “Parece que é para me darem os remédios um bocadinho mais baratos e os transportes também”. O idoso considera que “é conveniente” e “acha bem” esta iniciativa.

 

A ideia surgiu há dois anos mas só agora foi possível à autarquia pô-la em prática.

O cartão só pode ser requerido por idosos com mais de 70 anos.

João Carlos Figueiredo, o presidente da câmara de Alfândega salienta que é só para quem mais precisa. “Obviamente que tem de ser para os mais carenciados, não podia ser de outra forma” afirma o autarca, acrescentando que “há pessoas com mais de 70 anos que têm uma situação social perfeitamente estável que não têm este tipo de necessidade” realça. “Poderemos vir a alargar o cartão a outro tipo de medidas se conseguirmos introduzir algumas comparticipações ao nível do mecenato, por isso vamos tentar falar com algumas empresas para que isso venha a acontecer” adianta João Carlos Figueiredo.

 

A medida parece ser bem acolhida pela população sénior do concelho, sobretudo no que diz respeito aos descontos em medicamentos. “Eu acho bem porque nós os reformados temos pouco dinheiro” diz Altina Neves de 75 anos. Já Cândida Lourenço de 78 anos defende que assim “as pessoas idosas ficam com os seus descontos pois 25% nos medicamentos já é alguma coisa”.

 

Segundo a autarquia, haverá cerca de 500 idosos no concelho que reúnem condições para solicitar o cartão sénior.