PUB.

Cartão do cidadão já disponível em Bragança

PUB.

Qui, 14/02/2008 - 14:33


Nos últimos dias tem-se verificado uma grande afluência na conservatória do registo civil de Bragança por parte dos utentes para requerer o cartão do cidadão. Este cartão contém os dados correspondentes a quatro documentos: o bilhete de identidade, o cartão de contribuinte, o cartão de segurança social e o cartão de utente de saúde.

Segundo Maria do Carmo Português, conservadora do registo civil de Bragança, já são muitos os brigantinos que pedem o novo documento. “A afluência é grande mas também já era com os bilhetes de identidade e aparecem pessoas de todas as faixas etárias, até já apareceram bebés”.

Com a chegada do novo cartão a Bragança, deixa de ser efectuar a emissão do bilhete de identidade. “Nesta altura já não se pode escolher” refere Maria do Carmo Português, “para isso teria de ir a outro distrito”

Na conservatória do registo civil de Bragança algumas pessoas já fazem fila para pedir o cartão do cidadão. “Dá mais jeito e é mais prático porque andamos só com um cartão” afirma um utente. A outros “caducou o bilhete de identidade e agora há que renovar e como são vários cartões num só, facilita”, refere uma cidadã.

 

O cartão do cidadão custa 12 euros e tem de ser activado através de um código PIN que chega por correio a cada do requerente.

Demora cerca de 15 dias para ser emitido.

Uma das particularidades deste novo cartão é que ao contrário do BI, agora já não aparece informação acerca do estado civil do cidadão.

O único problema que se tem registado está relacionado com a entrega do cartão no caso de pedidos urgentes uma vez que só pode ser levantado na sede da Imprensa Nacional- Casa da Moeda, em Lisboa.