Carruagem retirada da linha do Tua

PUB.

Ter, 14/10/2008 - 08:54


Foi removida, ontem à tarde, a automotora do Metro de Mirandela que protagonizou o acidente na linha-férrea do Tua, do passado dia 22 de Agosto, que causou um morto e 37 feridos.  

A composição acidentada continuava no local, entre Brunheda e Tralhão, para a realização de vários testes, por parte de entidades a quem a Comissão Técnica de Inquérito solicitou pareceres com o intuito de elaborar o relatório final das causas do acidente, pedido pelo Ministro dos Transportes e que tem como data limite, o próximo dia 22 de Outubro.

 

52 dias depois, a automotora acidentada foi rebocada para os estaleiros da EMEF, em Guifões, Matosinhos, onde vai ser reparada.

No entanto, antes da reparação, a composição ainda vai ser alvo de algumas verificações, pelo que deve ser pouco provável que o relatório final esteja concluído na data pedida, que vem ao encontro das previsões apontadas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de que seria impossível apresentar conclusões em apenas um mês.

 

Recorde-se que, na semana seguinte ao descarrilamento, a comissão técnica de inquérito entregou o relatório preliminar ao Ministro das Obras Públicas e Transportes, não apurando causas para o acidente na linha do Tua.

As primeiras conclusões afastavam a existência de qualquer problema com a automotora e a linha.

 

Perante estes dados, Mário Lino determinou que a Comissão Técnica de Inquérito recorresse a todos os meios e apoios especializados para que, no prazo de trinta dias, apresentasse um relatório final conclusivo.

 

Finalizado esse prazo, o Ministro decidiu prorrogá-lo por mais trinta dias, até 22 deste mês, alegando que os estudos especializados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e de outras entidades ainda decorriam e que os mesmos são determinantes para apurar as causas do acidente.

Uma fundamentação aceite pelo Ministro.

 

Entretanto, a linha continua encerrada entre o Tua e o Cachão, circulando apenas entre esta última estação e Mirandela.

O percurso na íntegra é efectuado por uma frota de quatro táxis.