PUB.

Carrazeda quer “Pagar a tempo e horas”

PUB.

Qui, 08/05/2008 - 08:22


A Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães é uma das mais de três dezenas de autarquias do país que se candidataram ao programa do governo “Pagar a Tempo e Horas”. O objectivo passa por garantir um financiamento de cerca de um milhão de euros para pagar contas atrasadas a fornecedores.

Segundo o presidente da Câmara, Eugénio de Castro, a autarquia teve de devolver fundos comunitários por falta de execução financeira de algumas obras, o que causou problemas de tesouraria. “Já devolvemos cerca de dois milhões de euros” revela o autarca. “Tivemos algumas contrariedades como foi o caso de São Lourenço e o centro cultural e agora temos de aguentar o financiamento das obras que estão em curso” através de uma melhor gestão e restrições noutras áreas.

O facto de estarmos no final do III Quadro Comunitário de Apoio não dá margem de manobra. Se assim não fosse “tínhamos tempo suficiente para realizar as obras sem grandes complicações, mas os prazos estão a terminar” refere.

Eugénio de Castro mostra-se “pouco optimista em relação á aprovação da candidatura” para “pagar a tempo e horas”, caso contrário a Câmara poderá ter de recorrer a mais um empréstimo até ao final do próximo mês, de modo a não agravar mais a sua situação financeira.

O problema de contrair um novo empréstimo bancário poderá fazer com que a Câmara de Carrazeda volte a constar da lista das autarquias que excederam os limites de endividamento, situação pela qual já foi castigada pelo Ministério das Finanças com um corte de 10% nas receitas obtidas do Estado. No entanto, Eugénio de Castro garante que este problema já foi resolvido.

No que respeita ao programa “Pagar a Tempo e Horas”, a Câmara de Carrazeda até poderá ter sorte, já que a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças recebeu apenas 31 candidaturas aos financiamentos de médio e longo prazo autorizados a municípios e regiões, a que correspondem pedidos de financiamento de 333 milhões de euros, o que não excede o tecto máximo definido pelo Governo.