Carrazeda de Ansiães lidera a tabela nacional dos municípios que mais previnem a corrupção

PUB.

Qua, 28/11/2018 - 10:31


A Câmara de Carrazeda de Ansiães lidera a tabela nacional dos municípios que mais previnem a corrupção.

Em segundo lugar aparece a Câmara de Vila Nova de Foz Côa e em terceiro a alentejana de Mora.

A dimensão da prevenção da corrupção é uma das cinco que constam de um estudo académico divulgado ontem e que conclui que os municípios que apresentam valores mais elevados na prevenção da corrupção são também os que têm maior eficácia na governação local e na qualidade dos serviços municipais.

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, diz que é sempre bom ver o concelho na liderança de um ranking. “Estamos satisfeitos por temos esta referência, que é importante de qualquer maneira, mas ainda mais atendendo à dimensão que é avaliada, de estado de direito e prevenção de corrupção. Registamos com satisfação estarmos entre os melhores municípios do país no índice global”, destacou. 

João Gonçalves salienta ainda que a autarquia que lidera procura sempre melhorar o seu desempenho. “Obviamente avalio estes rankings não de uma forma radical, de andarmos aqui desenfreadamente à procura deste ou daquele lugar num ranking nacional, mas pretendo que com a melhoria do serviço público que prestamos, quando somos avaliados que estejamos entre os melhores e que ganhemos credibilidade junto dos munícipes, fornecedores e de quem nos avalia”, frisou.

O estudo no qual constam estes dados chama-se “Qualidade da governação local em Portugal” e foi coordenado por Luís de Sousa, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e por António Tavares, da Universidade do Minho. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).