PUB.

Carnaval dos Caretos aqueceu a tarde fria em Bragança

PUB.

Seg, 12/02/2018 - 12:17


No sábado passado decorreu o Desfile do Carnaval dos Caretos em Bragança que percorreu as ruas da zona histórica da cidade, e contou com muitos participantes brigantinos e também de nacionalidade espanhola que se associaram a este desfile para relembrar uma das tradições mais antigas do nordeste transmontano, como referiram alguns participantes. 

“É um grande divertimento”, referiu José Valente.
“Temos esta tradição com o nosso grupo que criamos há três anos e continuamos a manter”, referiu Alex Rodrigues, do grupo de caretos de Pinela.
“Vou-me divertir com as meninas”, diz o pequeno Guilherme.
“Este grupo de Jurrus y Castrones Alija del Infantado de León tem sido muito solicitado. São os que estão aqui atrás de branco é muito bonito Bragança e viemos sempre, refere Conceicón Perez
“Este grupo de Jurrus e Castrones e vamos onde nos chamam e estamos a ser muito solicitados agora, afirma Aurolina Fernandes Andrez
“A tradição é parecida a todas as tradições da província. São festas tradicionais de inverno e pretende afugentar os males dos espíritos. É um encontro de irmãos, destaca José Manuel.

“Uma participação espectacular das escolas do nosso concelho, com muita gente, a dar o seu contributo para a animação deste carnaval dos Caretos aqui em Bragança que tem marcado de forma muito positiva aquilo que é esta tradição neste território nesta parte e também tem-se afirmado como um factor de atracção turística, uma vez que reúne milhares de pessoas”, disse Hernâni Dias, presidente do município de Bragança, mostrou-se muito satisfeito com a participação destes Caretos e referiu que este entrudo já é uma atracção turística.

O desfile terminou com a queima do Careto gigante, na praça Cavaleiro de Ferreira.
Escrito por: Brigantia