PUB.

Caretos de Podence incluídos na colecção “Rituais com Máscaras”

PUB.

Qua, 07/12/2016 - 10:14


Na tarde de ontem foi apresentado em Lisboa o volume da coleção “Rituais com Máscaras – Rota das Máscaras em Portugal”, da Progestur, que tem os Caretos de Podence em destaque. É um volume dedicado às tradições e ao simbolismo das manifestações culturais da máscara.  

Esta coleção é editada em português e em inglês, e pretende ser uma componente informativa e cultural. A apresentação no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, juntamente com outro volume dedicado aos Cardadores do Vale de Ílhavo.

Patrícia Cordeiro, coordenadora técnica da candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial de Portugal, que ainda aguarda deferimento, assina o texto vertido neste volume e explica o conteúdo deste livro.

“Cada volume aborda as festas de cada concelho e é uma amostra do que os visitantes poderão ver nesse concelho. O texto é acompanhado por fotografias que mostram alguns momentos do ritual e da festa e também de uma série de informações turísticas sobre alojamento, restauração e gastronomia do concelho”, destaca.

O livro que pretende ser, no fundo, um curto guia sobre as festividades com máscaras, voltado para visitantes, mas com alguma profundidade.

A apresentação contou com a presença de personalidades de várias áreas da cultura portuguesa. O concelho de Macedo de Cavaleiros esteve representado pelos Caretos de Podence, ainda pelo presidente do município, Duarte Moreno, e pela autora do livro, Patrícia Cordeiro, coordenadora técnica da candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial de Portugal, a qual ainda aguarda parecer.

Os rituais com máscaras dos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro foram outras tradições já compiladas em livro nesta colecção da Progestur. Escrito por Rádio Onda Livre (CIR).