PUB.

Caretos de Podence declarados Património Imaterial da UNESCO

PUB.

Qui, 12/12/2019 - 16:45


É oficial. Os Caretos de Podence são Património Imaterial da UNESCO.

Foi num tom emocionado que o presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, reagiu à decisão em Bogotá, na Colômbia.

“Transmito-lhes que estamos a contribuir de forma inexorável para a salvaguarda de costumes ancestrais que respeitam tradições e rituais de uma pequena comunidade de somente de 180 habitantes num território de 14 mil habitantes. A UNESCO vem desta forma transferir a responsabilidade da valorização social e económica para o nosso povo, salvaguardando a sobrevivência de uma terra demograficamente deprimida, que arrisca uma extinção acelerada”, afirmou o autarca.

Agradecendo em nome da delegação acrescentou que “a preservação desta tradição cristã e pagã reveste-se de uma importância incontestável, é um trabalho heroico, difícil e de extrema coragem. É perseverança, continuidade”. “Devo-lhes esta homenagem, justamente merecida, ao povo de Podence pela sua dedicação abnegada e empenho orgulhoso nesta hercúlea tarefa”, disse o autarca.

O Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura acabou de aprovar esta tarde a candidatura e a respectiva inclusão na lista de património imaterial.

O Carnaval de Podence das Festas de Inverno Transmontanas foi uma das 42 nomeações de todo o mundo avaliadas na Colômbia.

O processo desta candidatura tinha sido iniciado em 2014. Entretanto, três anos depois, esta tradição foi reconhecida pelo Governo português com o estatuto de património Cultural Imaterial de Portugal.

Considerado o mais genuíno carnaval português, o Entrudo Chocalheiro tem como protagonistas os caretos que realizam tropelias de fatos coloridos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura.

Estão desde hoje inscritos na lista de Património Imaterial da UNESCO.

Em Podence, os caretos encontravam-se reunidos para receber em festa a notícia. "Estamos contentes, é um entrudo antecipado. O 12-12-2019 vai ficar para a história de Podence para a aldeia", disse um careto.

Na tomada de decisão foi tido ainda em conta o envolvimento das mulheres na tradição.

O Presidente da República felicitou a aldeia de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros pela decisão da UNESCO de incluir o Carnaval de Podence na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, o que considera dar “uma renovada projecção a estas carismáticas figuras coloridas, mascaradas e animadas do nordeste transmontano”.

Também o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, endereçou "as maiores felicitações à população de Podence e, em particular, aos promotores da candidatura, a Associação Caretos de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros", e considera a proclamação da UNESCO, "uma excelente notícia”, que era esperada “ansiosamente” e “enriquece ainda mais a região do Porto e Norte de Portugal”.

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda em Bragança, felicita os Caretos de Podence pela distinção que consideram uma “meritíssima recompensa pelo valor e identidade cultural destes actores no folclore e identidade da região e da sua importância para a partilha e firmação das tradições e do dinamismo do património cultural português”.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro