PUB.

Caretos candidatados a património em Setembro

PUB.

Sex, 15/02/2008 - 10:04


Em Setembro deste ano já deve estar votada na Assembleia da República a Rectificação da Convenção da Unesco para o património imaterial, e consequentemente apresentada a segunda candidatura dos Caretos de Podence a este galardão. Uma candidatura conjunta, que engloba o património imaterial galaico-português. A primeira tentativa era muito abrangente, agora há um esforço para seleccionar aspectos mais específicos.

Nesta especificidade, exigida pela Unesco na última candidatura, há lugar para os Caretos de Podence. Através desta tradição secular, o concelho de Macedo de Cavaleiros pode ganhar mais uma referência e, desta vez, património imaterial da Unesco. Segundo Álvaro Campelo, responsável pela justificação científica das candidaturas portuguesas, os Caretos de Podence reúnem “todas as condições características de ser património imaterial excepcional pela sua originalidade”.

A Unesco considerou a primeira candidatura muito abrangente, havendo agora necessidade de transformar o vasto património galaico-português em aspectos mais específicos. Houve “uma preocupação de seleccionar aspectos muito concretos” afirma.

A Unesco realiza em Março um encontro em Montpellier, onde vão estar presentes os Caretos de Podence.