Campo de férias promove adopção de bons hábitos alimentares

PUB.

Ter, 05/08/2008 - 07:36


Corrigir hábitos alimentares é o objectivo de um campo de férias especialmente dirigido a crianças obesas ou outras patologias do foro alimentar. Chama-se “Pequeninos doutores” e vai decorrer no Parque Biológico de Vinhais durante a segunda quinzena de Agosto.

A iniciativa parte de duas dietistas recém-licenciadas do Instituto Politécnico de Bragança. Cláudia Lucas explica em que consiste este campo de férias com um conceito diferente. “O que pretendemos é que através do convívio se estimule a auto-estima e se promova a integração social, visto que estas patologias criam algum desconforto às crianças através das rejeições que podem sofrer nas escolas”, esclarece Cláudia Lucas referindo ainda que também se pretende “que eles saiam autónomos, no sentido da programação da sua alimentação”. A dietista dá como exemplo uma criança diabética que deve “saber o que deve fazer, a que horas deve fazer e como deve fazer para que não sofra as consequências da sua doença”.

  

Para além da actividade física, as crianças vão aprender a corrigir os hábitos alimentares fazendo alterações na sua dieta, como salienta Vera Silvestre. “As crianças vão aprender a fraccionar a sua alimentação, que é comer várias vezes ao dias”, refere Vera Silvestre sublinhando que “serão desenvolvidas actividades lúdicas com a componente educativa tudo direccionado para a educação alimentar e actividades físicas”.

   

A para acabar com alguns estigmas, as crianças vão também aprender receitas de bolachas saudáveis. “O que pretendemos com esta actividade é em conjunto todos os meninos fazerem as bolachas para um doente celíaco, (que não pode comer glúten)”, revela a dietista acrescentando que é importante “todos os meninos perceberem que o que ele come é diferente, mas é bom também estimular os outros meninos a que ele coma e não vá comer outras bolachas que vão desencadear consequências”.

 

Podem participar neste campo de férias cerca de 20 crianças dos 6 aos 12 anos

O projecto garante transporte desde Bragança e Vila Real.