PUB.

Câmara de Mirandela distribui este ano 825 mil euros pelas juntas e uniões de freguesia

PUB.

Ter, 19/02/2019 - 09:15


O executivo de Mirandela reforçou a verba às juntas e uniões de freguesia no âmbito de algumas competências que estão a cargo destas. O montante total é de 825 mil euros, um valor bem maior em relação a 2018, que tinha sido de 100 mil euros

Quer dizer que cada vai receber o equivalente a metade do que recebe por parte do Fundo de Equilíbrio Financeiro, o FEF. Estes apoios serão atribuídos “para determinado tipo de competências que estão explanadas no acordo” e ao, mesmo tempo, “é uma forma de promover a coesão territorial”, considerou a presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues. A autarca assegura ainda que os protocolos assinados vão dar “autonomia” às juntas de freguesia para fazer “reparações e pequenas obras” e permitem uma “maior facilidade no planeamento das próprias acções e de todas as aquelas que dizem respeito às competências que estavam nas freguesias e também no âmbito municipal”.

O presidente da junta, Nuno Nogueira, ressalva que a Torre tem outros encargos que mais nenhuma das freguesias tem, sendo que “suporta três ordenados”, cerca de 39 mil euros, anualmente, por causa do Mini Gam e da Loja do Cidadão. Apesar de afirmar que o dinheiro não chega, considera ser “um bom princípio”. A única vila do concelho receberá mais de 46 mil euros, ou seja, quase 3800 por mês.

A freguesia de Múrias recebe menos dinheiro. Serão cerca de 18 mil euros. Segundo a presidente da junta de freguesia de Múrias, Cláudia Afonso, “há muitas necessidades” e confirma que para as tratar o dinheiro “não chega”. Apesar disso, o valor que “vai ajudar e complementar o FEF que é bastante reduzido”. Contudo salienta que ter-se isto ou não ter nada “é preferível ter isto”.

O concelho de Mirandela tem 25 juntas de freguesias e cinco uniões de freguesia. O apoio será anual, a transferir em doze prestações mensais. Cada uma das freguesias vai ainda receber cinco mil euros anuais para materiais e equipamentos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves