PUB.

Calendário da Sé de Miranda do Douro já atraiu cinco mil visitantes

PUB.

Sex, 28/02/2020 - 09:48


Os 12 quadros conhecidos como “O Calendário da Sé de Miranda do Douro”, datados de 1580 e recentemente atribuídos, pelo investigador Vitor Serrão, ao pintor flamengo Peeter Balten, estão em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa

A obra foi uma encomenda no século XVI, pelo bispo da altura, Jerónimo de Menezes, e estava, com pouca visibilidade, na concatedral de Miranda. Os quadros foram restaurados e estudados nos últimos anos e, após serem expostos no Museu Terra de Miranda, seguiram para a capital. Miguel Soromenho, técnico do Museu Nacional de Arte Antiga, assegura que a reacção dos visitantes tem sido muito boa. "Eu próprio já fiz algumas visitas guidas e temos aqui cinco mil visitantes que a viram desde que foi expostas. As reacções têm sido muito boas. Neste programa especial, a que chamamos 'Obra Convidada', temos tido obras de vários museus internacionais e dos melhores, de primeira linha, e as pessoas sabem que nele só temos obras de qualidade e de interesse etnográfico".

O nome de cada mês, pintado em cada tábua, corresponde à grafia antiga, utilizada em Antuérpia, na Flandres, a actual Bélgica, em finais de 1500. Peeter Balten foi um dos protagonistas da afirmação da pintura flamenga do século XVI, à semelhança do seu contemporâneo Peeter Bruegel. "É um pintor que foi companheiro ou, pelo menos, pintou com Brugel, logo isto também lhe dá uma certa notoriedade. É um pintor muito característico do gosto flamengo de finais do século XVI, da descoberta da cultura das feiras e quermesses".

Na abertura da exposição em Miranda, Vitor Serrão garantia que se estava perante uma jóia do património e que se mostrava assim que Miranda tinha bispos de cultura e gosto estético moderno, tendo havido, naquele tempo, uma pinacoteca de pintura flamenga com mais de uma centena de peças, da qual restam apenas 24 quadros. Miguel Soromenho destacou ainda que, perante este cenário, a adesão das pessoas à exposição seria evidente. "É muito importante” que estas peças tenham “sobrevivido”, até em “razoável” estado de conservação e que agora possam ser estudadas e vistas por diversa gente, porque “há outras que se perderam irremediavelmente”, referiu Miguel Soromenho.

A investigação sobre a origem e autoria dos quadros raros decorreu ao longo de cerca de quatro anos. O processo de restauro foi feito na cidade do Porto.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves