BTT: Casal brigantino superou desafio do Algarve Bike Challenge

PUB.

Qua, 12/02/2020 - 11:15


Tiago Machado e Raquel Diz são de Bragança e participaram, no passado fim-de-semana, no Algarve Bike Challenge.

Trata-se da mais mediática competição por etapas de BTT em Portugal e que levou à cidade de Tavira, Algarve, cerca de 1100 betetistas de 16 nacionalidades.

O casal brigantino estreou-se no evento e foi um autêntico desafio de superação pessoal. “Foi um desafio enorme e, de facto, foi uma prova de superação pessoal. Já ando de bicicleta há alguns anos mas sempre de forma lúdica e pela prática de desporto. Já esta prova foi exigente fisicamente e a parte técnica também foi colocada à prova”, contou Raquel Diz.

O percurso para esta oitava edição foi melhorado, contou com cerca de 165 km e mais de 4000 metros de acumulado. A exigência física e técnica era grande mas não impediu os brigantinos de concluir a prova.

Para Raquel Diz o grande prémio foi terminar o desafio e garante que é uma experiência inesquecível. “Para mim a grande vitória foi chegar bem e ao fim. É uma prova exigente e nem toda a agente termina. Guardo a aventura e fiquei com vontade de participar noutro evento do género”.

Ter uma boa condição física para participar no Algarve Bike Challenge é determinante, mas Tiago Machado diz que a gestão psicológica e o espírito de equipa também são importantes. “O psicológico trabalha muito. Na primeira etapa, dos 88 quilómetros, vi a placa que indicava que faltavam três quilómetros para terminar e eu já queria sair da bicicleta e continuar a pé. Tinha forças mas a nível mental já não dava mais”.

Depois do Algarve Bike Challenge o casal já pensa no próximo desafio. “Depois desta prova há várias em que podemos participar. Há muito tempo que pensamos no Azores Challenge ou um Titan Desert. Uma prova com mais dias. Vamos ver”, disse Tiago Machado.

O Algarve Bike Challenge é uma competição por etapas para equipas, em duplas, com orientação por GPS.

Raquel Diz e Tiago Machado foram os únicos betetistas de Bragança em competição. A prova contou com 1100 participantes de 16 nacionalidades.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira