PUB.

Brigantino Fernando Calado apresenta “A Sacerdotisa da Irmandade”

PUB.

Sex, 17/05/2019 - 09:11


Foi apresentado ao público, no Arquivo Distrital da capital de distrito, o mais recente livro de Fernando Calado, escritor natural de Bragança. A obra, que agora apresenta chama-se “A Sacerdotisa da Irmandade”

O romance dá a conhecer bispos e padres santos e pecadores que perseguem o amor e a felicidade. Segundo o autor, o livro, que tem como cenário o nordeste transmontano, retrata ainda, ao longo de várias gerações, mulheres da mesma família que se imolaram como sacerdotisas. “Este livro é sobretudo uma tentativa de fazer a leitura religiosa do nordeste transmontano. É um romance que anda à volta de uma série de famílias que no século XVIII se imolaram em função das confrarias e das irmandades, procurando, nas invasões francesas, esconder os bens da igreja. É também uma análise à revolução francesa. Além de fazer a análise dessa família histórica também procura dar a visão histórica do século XVIII e XIX, nomeadamente da diocese de Bragança”.

Para escrever este livro conta ainda que houve vária investigação histórica. Ao longo da pesquisa, confirma que ficou surpreendido com o impacto que a igreja tinha à época do liberalismo. “O argumento está suportado em investigação histórica e começou com uma senhora que veio à procura da bisavó nos documentos do arquivo distrital, a partir daí chegou à conclusão que a bisavó teria sido exposta nesta roda dos expostos e eu tive conhecimento dessa história e desenvolvi e criei todo o imaginário da época para consistência e suporte literário à história. Surpreendeu-me sobretudo o impacto que a igreja tinha no tempo do liberalismo, nomeadamente o empenho dos padres no combate político”.

À margem da apresentação do livro, Fernando Calado, enquanto autor do concelho, refere que não foi convivido para o Festival Literário de Bragança, que começa quarta-feira, e onde poucos escritores do distrito irão participar. “Com certeza que haverá outras pessoas que estarão presentes mas eu não fui convidado e gostaria de estar presente e teria todo o gosto e estaria, com certeza, porque é uma festival da cidade. Mas há outras coisas: por exemplo, vários escritores brigantinos não têm um minuto na televisão e estranho também os correios não terem um único livro à venda de escritores transmontanos”.

Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, no concelho de Bragança. Foi professor de filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal, nesta cidade de onde é natural, sendo licenciado, pela Universidade do Porto, nesta área. Também leccionou na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget, em Macedo de Cavaleiros. Publicou artigos de opinião e literários em vários jornais e foi director da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Escrito por Brigantino

Jornalista: 
Carina Alves