Bragança recebe esta quinta-feira o I Torneio Distrital de Atletismo Adaptado

PUB.

Qui, 06/12/2018 - 08:57


Está marcado para esta quinta-feira, no Estádio Municipal de Bragança, o I Torneio Distrital de Atletismo Adaptado. A prova é organizada pela Academia dos Santos Mártires em parceria com a Associação de Atletismo de Bragança.

São esperados cerca de 50 participantes de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito.

A prova realiza-se na semana das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e tem, segundo Sérgio Afonso, da organização, “um papel inclusivo”.

Sérgio Afonso realça o trabalho que está a ser feito no distrito no desporto adaptado, reflectindo-se no número de participantes que vão estar em prova. “Conseguimos envolver um número significativo de IPSS do distrito o que significa que a prática de desporto adaptado está integrada nas dinâmicas das instituições”.

A Academia dos Santos Mártires conta já com uma grande dinâmica no desporto adaptado. A instituição participa em competições nacionais de parahóquei, basquetebol, natação e está filiada na ANDDI- Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual.

No distrito de Bragança destaque ainda para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Mirandela, que é campeã regional de parahóquei.

O atletismo é para Sérgio Afonso “o início de um novo ciclo no desporto adaptado”.

Os participantes vão competir nas disciplinas de penta salto, lançamento do peso, lançamento do dardo e corrida dos 800 metros.

 

 

Jornalista: 
SM