Bragança insiste na necessidade de criação de um aeroporto regional de Trás-os-Montes

PUB.

Qui, 18/04/2019 - 10:57


O autarca brigantino entende que a não inclusão de estruturas como esta, consideradas nucleares, no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI) vai acentuar as diferenças entre o interior e litoral

Hernâni Dias afirma que transformando o aeródromo municipal em aeroporto poderia ser uma alternativa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto. "entendemos que Bragança reúne essas condições para que, numa perspectiva de desenvolvimento integrado de toda a região, possamos ter um espaço aeroportuário que sirva de alternativa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Temos dinâmicas turísticas importantes, sabemos como os fluxos turísticos funcionam e obviamente que o aeroporto aqui em Bragança seria mais uma alavanca, entendemos nós como primeira naquilo que tem a ver com o desenvolvimento da região. Numa altura em que ainda não está fechado o PNI 2030 entendemos que devemos fazer mais esta insistência junto do Governo para que as coisas possam ser decididas a contento da região e do país".

O autarca defende que a criação em Bragança de um aeroporto regional teria viabilidade. "sabemos bem do potencial que temos ao nível do mercado da saudade e de tudo aquilo que pode acontecer porque já houve experiências no passado, relativamente a este assunto, nomeadamente o transporte dos nossos emigrantes, e temos a certeza absoluta que um bom projecto a este nível dar-nos-ia outra dinâmica naquilo que tem a ver com a vinda e a ida dos nossos concidadãos, que estão fora do país e sentem a necessidade de aqui vir e aqui fazerem os seus investimentos e às vezes não é fácil".

Para além do aeroporto regional, também outras propostas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes não foram incluídas no programa que define os investimentos prioritários para próxima década como infraestruturas rodoviárias entre Bragança e a Puebla de Sanabria, a Vimioso, a Vinhais, bem como a conclusão do IC5 até Espanha ou a ligação ferroviária Porto-Zamora.

Para o autarca de Bragança as ligações, em particular a Espanha, tornam-se cada vez essenciais. "Há uma grande cadeia de mercado espanhola que está a instalar-se em Portugal e será, seguramente, mais um factor para que cada vez haja mais gente cá. Nós temos que ter condições para que isso aconteça, não só a nível rodoviário, fazendo a insistência da ligação Bragança-Puebla. A zona de Leon, com a qual estamos geminados, está a firmar-se no território de Castela e Leão, como um grande centro logístico, onde estará uma base logística: o Mercadona. Significa que está aqui a um passo por isso o que temos vindo a reivindicar está cada vez mais evidente".

Hernâni Dias diz que “décadas de discursos sobre o interior não conduziram a nenhuma estratégia para a sua valorização” e insiste que as populações do interior ficaram de fora do plano de investimentos dos próximos anos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro