Bragança e Mirandela instalam Centros de Testes COVID-19

PUB.

Sex, 03/04/2020 - 12:06


Foram instalados em Bragança e Mirandela dois centros de Testes Covid-19, através de uma parceria entre os municípios e os hospitais privados de Bragança e Terra Quente.

As duas unidades para a despistagem do novo coronavírus começam já hoje a funcionar e vão ter em conjunto capacidade para 400 realizar testes por semana,

O esforço é uma forma de acelerar o rastreio à população, minimizar custos, evitando deslocações desnecessárias e duplicação de exames. Até agora só existia uma unidade móvel no distrito que recolhia amostras, esclarece o presidente do município de Bragança, Hernâni Dias.

A prioridade é fazer testes aos utentes e funcionários dos lares de idosos.

Os centros de testes estão a funcionar em parceria com um laboratório com implantação nacional, devidamente credenciado e com convenção com o Serviço Nacional de Saúde. Os testes têm de ser agendados.

Os centros de testes agora instalados podem vir a realizar os testes das pessoas referenciadas pelas autoridades de saúde, mas essa questão está ainda dependente de uma decisão da Unidade Local de Saúde do Nordeste.

O Centro de Testes de Bragança, junto ao pavilhão Arnaldo Pereira, funciona às segundas, quartas e sextas, já o de Mirandela, junto à entrada do Hospital Terra Quente, faz testes às terças, quintas e sábados. Escrito por Brigantia.

Foto: Município de Bragança

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro