PUB.

Bombeiros de Bragança: Lista B anuncia providência cautelar para eliminar Lista A

PUB.

Ter, 10/09/2019 - 11:26


A lista B, uma das duas que é candidata, tornou agora público um comunicado em que apresenta o que entende serem irregularidades na constituição da lista A.

Depois de movimentações intensas ao longo das últimas duas semanas, a possibilidade de um acordo entre as duas listas apresentadas às eleições foi descartada ontem, após o último contacto entre as lideranças.

Em declarações ao jornal Nordeste, José Moreno, que lidera a lista A, considera não haver possibilidade de "entendimento" e que seguem para as eleições, na próxima sexta-feira, haja ou não "reclamações" ou "providências".

Já a lista B, que tem como cabeça de lista Afonso Patrício, reiterou, em comunicado, que o candidato a presidente da direcção da lista A não é sócio efectivo, não tem sequer número de sócio e não consta do caderno eleitoral. Lê-se ainda que, o candidato, se estiver no quadro de reserva não lhe pode ser dado o direito de se candidatar sem ser sócio efectivo e acrescenta-se que “os elementos do corpo activo não podiam ter subscrito a lista A”.

No comunicado são ainda atribuídas culpas ao presidente da assembleia geral e é ainda reconhecido terem existido contactos entre as duas listas, passando eles por reuniões para alcançar um acordo que, fundamentalmente, permitisse ao candidato da lista A “afastar-se com a dignidade que a personalidade merece”. No comunicado lê-se também que, a lista B, não conseguindo fazer-se ouvir, recorreu aos serviços de um advogado, no sentido de saber junto do presidente da assembleia geral, para considerar a lista A. Como não foi recebida qualquer resposta, a lista B, segundo avançou, sente-se na “obrigação” de meter uma providência cautelar para a lista A ser retirada do processo eleitoral.

As eleições para escolher a nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Bragança aconteceu esta sexta-feira.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves