PUB.

Bodas de ouro sacerdotais distinguidas com medalha de mérito

PUB.

Seg, 13/10/2008 - 08:28


A câmara de Bragança atribuiu a medalha municipal de mérito ao cónego Adérito Custódio. Uma distinção que decorreu durante as comemorações das bodas de ouro sacerdotais.  

A atribuição da chave da cidade e medalha municipal é justificada por Jorge Nunes, o presidente da câmara, pelo trabalho desenvolvido em favor dos mais desfavorecidos à frente do Centro Social e Paroquial de S.Bento e S.Francisco.

 

“Fez um trabalho de grande destaque no âmbito da solidariedade social incluindo uma obra de referência no centro histórico de Bragança num momento em que o espaço se esvaziava de serviços e pessoas” afirma o autarca.

“Ele soube agregar à sua volta uma vasta equipa de voluntários e construir uma obra de apoio aos jovens e mais fragilizados” acrescenta Jorge Nunes.

 

O cónego Adérito Custódio foi ordenado sacerdote em 1958 e exerceu actividade em diversas paróquias de Bragança e Vimioso.

O homenageado recorda aqui os primeiros tempos de sacerdócio. “Dediquei toda a minha vida em favor do povo que naquele tempo era muito fragilizado no aspecto económico” refere o homenageado salientando ainda que “me deram sempre alento e carinho e eu retribuía com o ensinamento de pacificação entre todos a começar pelos pobres”.

 

O cónego Adérito Custódio, é natural de Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.