Biblioteca Municipal Trindade Coelho recebeu 180 mil pessoas nos primeiros 10 anos

PUB.

Ter, 17/09/2019 - 10:01


Ao longo dos últimos dez anos, cerca de 180 mil pessoas já passaram pela Biblioteca Municipal Trindade Coelho, em Mogadouro. 

O número foi dado a conhecer pela responsável pelo espaço, a propósito da primeira década de vida que a biblioteca celebrou. Segundo a bibliotecária Marta Madureira, já que há cada vez mais pessoas a visitar o equipamento, estão pensados novos projectos para satisfazer os vários públicos que aqui passam. "A biblioteca tem vindo a crescer ao longo dos anos e há cada vez mais utilizadores, leitores e visitantes", afirmou.

A biblioteca, a que o escritor mogadourense Trindade Coelho dá nome, assinalou dez anos a 10 de Setembro. Marta Madureira sublinha que o público mais pequeno é aquele com o qual mais se trabalha.

“O nosso público é muito abrangente, desde os bebés até aos seniores. Trazer ainda mais gente até ao espaço é um processo que se vai construindo", mas por aqui trabalha-se “muito com os mais novos já que o público infantil é o futuro”, afirmou Marta Madureira.

A biblioteca alberga o espólio de Trindade Coelho. Dele fazem parte manuscritos, livros, revistas, jornais e recortes, fotografias, objectos de decoração, mobiliário e diversas peças de uso pessoal. O equipamento integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e, no que à arquitectura respeita, destaca-se pela sua traça contemporânea. No âmbito do concurso "BibliotecAtiva", ganhou, em 2015, o prémio de "mais bela biblioteca" municipal portuguesa, entre as 200 candidatas. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves