Biblioteca de Macedo integra agora a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

PUB.

Sex, 11/11/2022 - 08:22


A Biblioteca Municipal A. M. Pires Cabral, em Macedo de Cavaleiros passou a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Desta forma vai ser possível melhorar os serviços e as condições deste equipamento, explica a vereadora da educação do município de Macedo, Sónia Salomé. "O próprio trabalho em rede permite partilhar boas práticas. Neste caso também, com um projeto que a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) tem, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços, que visa precisamente melhorar o serviço público prestado aos cidadãos. Através deste programa podemos aceder a algum financiamento para equipar melhor a nossa biblioteca e também conseguiremos ter acesso a financiamentos específicos, ao nível do PRR, mais concretamente no âmbito da transição digital".

Com esses apoios financeiros, o objetivo é modernizar aquele espaço, principalmente ao nível digital, que carece dessa atualização. "Esta rede vai permitir adquirir equipamentos e acervo. Temos ideia de aceder a financiamentos para isso, pois o contexto digital em que vivemos atualmente assim o exige. Teremos de nos adequar e adaptar a esta digitalização. Há financiamento que já está a decorrer, infelizmente não integrámos a rede em tempo útil para eles, mas estou em crer que virão outras oportunidades e, a partir de agora, iremos atrás de todas aquelas que conseguirmos".

Conferindo melhores condições e serviços, a autarquia espera conseguir aumentar o número de utilizadores da biblioteca, que atualmente não é o desejado. "Efetivamente a nossa biblioteca não tem a visitação que pretendemos, por isso esta é mais uma ferramenta para tentarmos dar volta à situação, tentando captar alunos, que são quem mais frequenta a biblioteca, mas também pessoas de outras idades, mais velhas, tornando a biblioteca num local apetecível que, naturalmente, atraia as pessoas a irem lá ler um livro, consultar um jornal, aceder a um site e até, que sabe, no futuro, ter mais serviços de proximidade à disposição".

O protocolo para a integração na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas já foi assinado.

Escrito por Onda Livre (CIR)