PUB.

Basquetebol: Torre de Moncorvo é a segunda localidade do país a ter um campo 3x3 BasketArt

PUB.

Qua, 21/10/2020 - 12:04


Torre de Moncorvo já tem um campo 3x3 BasketArt. É o segundo inaugurado em todo o país e faz parte do Programa Nacional de Promoção da modalidade da Federação Portuguesa de Basquetebol, que procura desafiar todos os municípios do país a constituir-se como parceiros na promoção de estilos de vida saudáveis dos seus habitantes, através da prática informal do basquetebol.

Para Nuno Gonçalves, presidente do município de Moncorvo, o espaço tem como objectivo recuperar a prática de basquetebol no concelho, que outrora já teve bastante tradição. “É um retornar à tradição que o Município de Torre de Moncorvo tem no basquetebol, este campo vem ser a conclusão de todas as premissas que foram ao longo dos anos feitas, que é ter um espaço público de todos onde esta modalidade, rainha aqui em Torre de Moncorvo, pudesse ter um local próprio para as pessoas não só confraternizarem, nas também poderem estar numa competição saudável”.

A mesma tradição foi recordada pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. Manuel Fernandes lembrou que o concelho de Moncorvo já teve “cerca de 200 atletas federados”. Para o dirigente a inauguração do espaço é um momento simbólico. “Este é o segundo campo de BasketArt que inauguramos, o nosso objectivo é que o basquetebol seja jogado em todos os concelhos do país.”

Manuel Fernandes acredita que há condições para voltar a reactivar o basquetebol no concelho de Moncorvo. “Viemos para um sítio onde o sucesso do futuro do basquete federado está praticamente assegurado”.

A inauguração contou ainda com a presença de João Paulo Rebelo. O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou a parceria do basquetebol com a arte urbana. “Quero deixar uma palavra de grande reconhecimento a esta parceria do BasketArt, que conjuga a arte urbana com a prática desportiva e concretamente com o basquete”.

Torre de Moncorvo já tem um campo 3x3 BasketArt. O equipamento é integrado num cenário de arte urbana, através do piso, de uma parede, muro ou edifício decorado por uma obra de arte.

O primeiro campo a fazer parte do projecto foi inaugurado nas Caldas da Rainha, em Junho de 2019.

 

Foto de Município de Torre de Moncorvo 

Jornalista: 
SM