Barragem do Tua adiada

PUB.

Qua, 01/10/2008 - 08:24


A barragem do Tua vai começar a ser construída um ano depois do que estava previsto. O início dos trabalhos deveria ocorrer lá para Setembro de 2009, mas foi adiado para meados de 2010. A justificação prende-se com a necessidade de a EDP introduzir novos elementos no Estudo de Impacte Ambiental, nomeadamente, informação complementar na área da ecologia.

A fase de consulta pública só já vai ficar concluída até ao fim do primeiro trimestre de 2009, enquanto que a emissão da Declaração de Impacte Ambiental deverá ocorrer até Julho do mesmo ano.

Os autarcas dos concelhos abrangidos pela barragem do Tua já foram informados pela EDP do desenvolvimento do processo.

 

O presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, diz que o adiamento dos trabalhos não é negativo. “Parece-nos que foi uma medida positiva porque vem de encontro àquilo que os municípios manifestaram aquando da elaboração de um estudo para avaliar o impacto que o empreendimento pode trazer para o vale do Tua” afirma o autarca.

 

João Teixeira adianta ainda que o alargamento do prazo para a conclusão dos Estudo de Impacto Ambiental dá mais tempo para pensar melhor na solução ideal para o vale do Tua. “Vai ajudar a tomar uma decisão mais consensual” que do ponto de vista do edil “vai defender melhor os interesses do desenvolvimento integrado do vale do Tua”.

 

O autarca de Carrazeda de Ansiães, Eugénio de Castro, também não vê quaisquer inconvenientes no adiamento da construção da barragem do Tua. “Os adiamentos nunca são positivos, mas as razões apresentadas não põem em causa os projectos” considera.

A definição da cota da albufeira fica agora adiada para meados do próximo ano, sendo que a dos 170 metros é a que reúne mais consenso.