Barragem de Veiguinhas evita problemas de abastecimento a Bragança

Sex, 13/10/2017 - 11:56


Em Bragança não vai faltar a água e ainda há reservas para cerca de um ano. A garantia foi deixada por Hernâni Dias, ontem numa conferência de imprensa, na qual o presidente da câmara informou que Bragança já teve de recorrer, à barragem de Veiguinhas, a última reserva de água do concelho depois da barragem de serra Serrada ter esgotado a sua capacidade. 

“A barragem tem o volume útil de 4 milhões de metros cúbicos, no dia 10 de Outubro a reserva estava a 100%, temos água para mais de um ano com os consumos actuais”, frisou.

Veiguinhas armazena quatro milhões de metros cúbicos de água, e garante o abastecimento para 400 dias, mesmo que não volte a chover durante esse tempo pode, inclusivamente, garantir a ajuda Vimioso no abastecimento.

“Não seria justo que nós, tendo água armazenada, a guardássemos para nós e não permitíssemos que outros concelhos, que dela necessitam, tivessem acesso”, considerou.

Se se mantiverem os actuais consumos diários, mesmo que os sistemas rurais falhem ou se reforce o apoio a concelhos vizinhos, Hernâni Dias assegura que a população pode estar descansada porque a situação ainda é confortável.

A Câmara de Bragança já apelou, no entanto, à população para poupar água. Escrito por Brigantia.