Bandeira Verde Eco-Escolas já premiou 13 do concelho de Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 12/10/2011 - 10:19


A bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída a 13 estabelecimentos de ensino do concelho de Macedo de Cavaleiros. Foram premiadas as escolas que promoveram a Educação Ambiental e a sustentabilidade. No concelho, houve mesmo uma evolução: o ano passado tinham sido premiadas 10 escolas.

O jornalista Miguel Midões foi conhecer uma das premiadas. O Jardim-de-infância de Travanca recebe o galardão há quatro anos consecutivos.

É uma Eco escola desde o ano lectivo de 2007/2008. Tem duas eco salas e duas eco educadoras, que utilizam materiais recicláveis em praticamente todas as actividades do jardim-de-infância. Lucília Vilarinho e Gracinda Pires não são obrigadas a promover as boas práticas ambientais e de sustentabilidade na escola, mas fazem-no com gosto.

A educadora Lucília Vilarinho enumera alguns dos aspectos que as duas salas do Jardim têm em conta ao longo do ano curricular.

“Ficámos muito orgulhosos porque trabalhamos nesse sentido. Até tivemos uma auditoria, que correu bem. Trabalhamos os temas da água, da energia, dos resíduos, da biodiversidade e da floresta.”

A crise vai obrigar a uma maior aproveitamento de material reciclado e a educadora considera que é positivo para as crianças, que se mantêm activas grande parte do ano.

 “As crianças ficam muito felizes porque trabalham todo o ano. Vamos aos hipermercados e também trabalhamos com o que trazemos de nossas casas. E no fim do ano apresentámos um desfile só com recurso a material reciclado.”

A educadora sublinha ainda quais são os objectivos do Jardim em termos de boas maneiras ambientais.

 “Poupar água, energia. Promover energias renováveis e uma atitude de respeito para com o meio ambiente”, diz.

No currículo, o jardim-de-infância de Travanca tem um terceiro lugar no concurso concelhio de presépios, tendo sido todo construído com materiais recicláveis, a despoluição da ribeira de Vale da Porca e a participação em diversas actividades da Ecoteca. Uma parceria salutar que terminou, depois das duas professoras que estavam destacadas nesta valência terem sido colocadas no ensino normal e nas escolas a que estavam afectas. Uma medida que deixa, pelo menos estas duas educadoras, apreensivas. Mesmo assim, prometem que, sozinhas, vão conseguir o galardão pelo quinto ano consecutivo, com as actividades que ainda vão realizar este ano lectivo.

O programa Eco Escolas é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, e está em Portugal há 15 anos. Em Macedo de Cavaleiros premiou 13 escolas relativo ao trabalho desenvolvido no ano passado.

Escrito por CIR