PUB.

"Aziborne Extreme" supera expectativas e regressa em 2020 com cariz competitivo

PUB.

Sáb, 10/08/2019 - 16:42


Por terra, água e ar assim andaram os 50 participantes da 1ª edição do Aziborne Extreme, em Macedo de Cavaleiros. A actividade, realizada este sábado, promove a prática de desporto e os ex-líbris do concelho: a Albufeira do Azibo e a Serra de Bornes.

Com cenários únicos e de excelência para a prática de desportos aventura e de natureza, Macedo de Cavaleiros quer ser uma referência nas modalidades ao ar livre em Trás-os-Montes. A convicção é de Rui Vilarinho, vereador do desporto, depois do êxito da 1ª edição do Aziborne Extreme. “A nossa intenção é essa e todos os que estão envolvidos neste processo acreditam que é o que vai acontecer”.

As equipas, compostas por cinco elementos cada, realizaram uma prova de atletismo de 15 km, 800 metros de canoagem, 35 km de BTT, 10 km de parapente e para terminar corridas de skate e patins em linha. “Esta é uma actividade que se adequa ao nosso território. Não é um pentatlo porque não é um atleta que pratica as cinco modalidades mas sim cada atleta pratica um desporto. Esta edição não teve o cariz competitivo que queremos que tenha nos próximos anos”.

Quem participou acredita que é uma actividade que vai ganhar adeptos promete voltar no próximo ano. “Foi uma boa corrida. Foi muito agradável e uma experiência diferente. Bem aproveitada traz muitos atletas e as suas famílias”, referiu Carla Santos, atleta de Vila Flor.

Da Maia veio Marco Batista que participou no parapente. “Correu muito bem e tem pernas para andar. Até correu melhor do que as expectativas que eu tinha”, afirmou.

Ainda no parapente, José Dias do BôAr Parapente Clube, considera que se trata de uma actividade “única no distrito e até no país”. “Tem tudo para dar certo. É só afinar algumas agulhas. Foi excelente, gostei imenso”, acrescentou.

Rui Vilarinho, vereador do município, promete uma prova “competitiva e ainda mais participada” em 2020.

A 1ª edição do Aziborne Extreme contou com a organização da autarquia de Macedo de Cavaleiros e de várias colectividades desportivas do concelho.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira