Avaria na ETA deixa população de Valtorno com água castanha

PUB.

Sex, 09/01/2009 - 09:11


Nos últimos dias, várias aldeias do concelho de Vila Flor tiveram água castanha a correr nas torneiras. O problema está relacionado com uma avaria na Estação de Tratamento da barragem do Peneireiro, que já está em vias de resolução.  

António Gonçalves, habitante de Valtorno, recolheu, esta semana, amostras do mau estado da água, com as quais se apresentou na câmara a protestar.

António Gonçalves conta que se apercebeu da situação quando “há dias deixei água dentro de uma garrafa e quando fui para beber encontro lixo no fundo”.

 

A falta de água de qualidade em Valtorno está a obrigar a população a recorrer a um fontanário da Penafria, aldeia de Carrazeda de Ansiães.

Alternativa encontrada, por exemplo, por Libéria Homera que “vai buscá-la a Penafria, leva-me o meu genro e trazemos logo 10 ou 15 garrafões de água”.

 

A Câmara Municipal de Vila Flor, através do vice-presidente, Fernando Barros, confirma que o problema ficou a dever-se a uma avaria na Estação de Tratamento de Águas da barragem do Peneireiro, que por sua vez é abastecida desde a nova barragem de Valtorno/Mourão, e que fornece água a quase 80% do concelho.

 

Fernando Barros explica que a avaria na ETA foi causada “por cortes de energia que houve neste período do Natal e às baixas temperaturas que faz com que alguns reagentes se tornem insolúveis”. Para resolver a situação “está a fazer a limpeza e descarga de todos os reservatórios” refere o vice-presidente.

 

Entretanto, o presidente da Junta de Valtorno, Diamantino Araújo, diz-se convencido que a má qualidade da água também tem origem na barragem de Valtorno/Mourão e está relacionada com os esgotos que escorrem para lá, oriundos das duas aldeias.

 

O vice-presidente da Câmara garante que este problema vai ficar resolvido em breve pela nova Estação de Tratamento de Águas Residuais, que acaba de ser construída em Valtorno.

 

Fernando Barros garante, no entanto, que os tratamentos introduzidos resolvem o problema de poluição da água.

Sobre a presença anormal de alumínio denunciada pelo morador de Valtorno, António Gonçalves, Fernando Barros, supõe que poderá estar relacionado com a avaria na ETA, já que esta substância faz parte dos produtos de tratamento.

Escrito por CIR