Auto-estrada adiada

PUB.

Sex, 19/09/2008 - 09:35


A crise bancária também está a fazer adiar a concessão da auto-estrada transmontana. O Governo aceitou o pedido de adiamento das datas para entrega das propostas finais destes concursos, por parte das construtoras que integram os consórcios que estão a disputar as fases finais das negociações.A notícia é avançada pelo Diário Económico. 

O mesmo está a acontecer para a concessão do Douro Interior, IC5 e IP2.Neste caso, a data de entrega da proposta final estava fixada para dia 29 de Setembro.O pedido de adiamento é por um mês, o que relega a entrega dessas propostas para o final de Outubro. Quanto à A4, a data fixada para a entrega da proposta final era a próxima segunda-feira, mas o jornal não conseguiu apurar o prazo de adiamento pretendido pelos consórcios concorrentes, mas é de esperar que o prazo seja sensivelmente equivalente.Apesar de o pedido de adiamento ter sido solicitado pelos consórcios concorrentes à Estradas de Portugal, empresa responsável pelas concessões rodoviárias, foi ao nível do Governo que a resposta foi efectivamente dada, tendo em conta a delicadeza do assunto, já que envolve promessas eleitorais do próprio primeiro-ministro José Sócrates. 

Para o presidente da câmara de Bragança, esta situação pode não vir a ter grandes consequências.

Jorge Nunes acredita que se o adiamento for relativamente curto para reajustar propostas financeiras e técnicas, isso pode não trazer implicações negativas especiais”. O autarca brigantino está confiante que, para além da auto-estrada ser uma das grandes infra-estruturas a construir no âmbito do QREN, lhe acresce ainda “uma vontade política firme da parte do primeiro-ministro relativamente à sua construção”.

Para Jorge Nunes o mais importante é que este adiamento “não faça perigar os prazos de forma significativa”, salientando que este atraso pode ser recuperado “durante a própria construção da obras”.

 

O edil de Bragança não teme, portanto, transtornos de maior com o adiamento para a entrega das propostas finais do concurso para a auto-estrada transmontana.