PUB.

Autarquia de Mogadouro considera que IC5 é mais importante que auto-estrada

PUB.

Seg, 18/08/2008 - 12:14


O concelho de Mogadouro vai refazer 30km de estradas municipais e garante mesmo que estas vias estão melhores do que as estradas nacionais que servem o município. A Câmara Municipal alega ainda que o IC5 é mais prioritário para a região do que a auto-estrada até Bragança.

 O vereador das obras públicas, António Pimentel, refere que a reabilitação das estradas é um objectivo que se estende há cinco anos e que, neste momento, Mogadouro tem melhores estradas municipais do que nacionais. “Podemos dizer hoje com toda a clareza que a rede municipal está melhor do que a rede de estradas nacionais, sem dúvida alguma”, considera o vereador.                                                                                                                    António Pimentel enumera as estradas que vão ser intervencionadas. “Temos a estrada de Peredo de Bemposta à estrada 221, que são 14km, no valor de 750 mil euros; de Valverde a Mogadouro, que também são 9km, que será uma futura ligação ao IC5, uma estrada com um perfil diferente, muito mais larga, no valor de 1 milhão de euros”, esclarece o vereador das obras públicas. 

Por requalificar fica ainda a estrada municipal que vai de Castelo Branco à Quinta das Quebradas, no concelho de Mogadouro.

 António Pimentel tece críticas ao governo e afirma mesmo que querem despovoar alguns pontos do país. ”Os nossos governantes ou não conhecem o país, ou realmente estão interessados em despovoar algumas regiões como o planalto mirandês”, lamenta o vereador referindo que “é imperdoável que uma estrada como a 219 que liga Mogadouro a Algoso não seja feita, quando de Algoso a Bragança o traçado já foi corrigido e repavimentado”. “É incompreensível, uma vez que os nossos doentes são drenados a partir deste trajecto”, acrescenta o vereador das obras públicas. O vereador das obras públicas de Mogadouro considera também que o IC5 desencravaria mais a região do que a auto-estrada até Bragança. “É incompreensível que a nível central se lance o concurso para o túnel do Marão e para a auto-estrada até Bragança e não se veja avançar o IC5”, afirma António Pimentel salientando que “o IC5 desviaria parte do tráfego do IP4 e, se calhar, deixava de se justificar a auto-estrada até Bragança”. “O IC5 e o IP2 devia ter prioridade sobre qualquer itinerário na região”, defende o vereador.  

Mogadouro com estradas municipais exemplares, mas a reivindicar mais do governo, no que se refere a estradas nacionais e ainda ao IC5.