Autarcas do Vale do Tua querem que EDP compense a região

PUB.

Qua, 08/10/2008 - 09:57


O adiamento do início da construção da barragem do Tua para 2010 vai dar mais tempo aos autarcas dos cinco concelhos abrangidos para prepararem melhor um caderno reivindicativo para apresentar à EDP. Os presidentes das Câmaras de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor reuniram, em Alijó, para continuarem a definir a sua estratégia reivindicativa, de modo a poderem obter da EDP compensações justas para a região.  

O autarca anfitrião, Artur Cascarejo, admite que o estudo está ainda atrasado, mas está a ser orientado para as pretensões dos municípios “ de forma a dotar as câmaras de argumentos do ponto de vista técnico sobre a evolução da situação da barragem”. Segundo o autarca de Alijó o objectivo é conhecer a situação do Vale do Tua tendo em conta dois cenários: com ou sem barragem.

  

As cinco câmaras comprometeram-se a procurar a melhor solução para a defesa das suas populações e daqueles que vão ser afectados pela construção da barragem, tendo em conta “as componentes agrícola, turística, social, ambiental e de sustentabilidade económica”, garantiu ainda Artur Cascarejo.

  

Os presidentes das Câmara do Tua preferem, para já, guardar mais explicações sobre o estudo em desenvolvimento e já marcaram uma nova reunião com a EDP, no âmbito do processo que poderá levar à construção de uma barragem na foz do rio Tua.