PUB.

Autarca de Miranda do Douro reclama reabertura do Serviço de Atendimento Permanente

PUB.

Sex, 13/01/2017 - 08:55


O presidente do Município de Miranda do Douro, Artur Nunes, reitera a necessidade da reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), encerrado na sequência da reforma da saúde levada a cabo em 2007.

O encerramento do SAP, que garantia o atendimento de doentes urgentes durante a noite, acabou por se concretizar em 2011, em 8 concelhos do distrito de Bragança: Miranda do Douro, Alfândega da Fé, Carrazeda, Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais

Para Artur Nunes, é “urgente” rever os protocolos que ditaram o fim do serviço de urgência, durante a noite, nestas localidades.

“Penso que é tempo de fazer uma avaliação sobre o estado da saúde no distrito e sobre a necessidade efectiva da abertura dos centros de saúde durante o período nocturno. Uma das reivindicações que vamos fazer no âmbito da transferência de competências saúde para as câmaras municipais é a necessidade de mais meios humanos para o centro de saúde e a necessidade de estar aberto durante o período nocturno”.

O autarca de Miranda do Douro diz que é necessário “garantir um serviço de saúde de proximidade às populações”.

Artur Nunes considera que “o Governo não pode avançar com a atribuição de competências às autarquias”, sem que antes seja revista a dotação dos Centros de Saúde de médicos e enfermeiros, garantindo ainda a realização de exames complementares de diagnóstico.

Além das unidades hospitalares de Bragança, Mirandela e Macedo, no distrito de Bragança, apenas Mogadouro tem serviço de urgência durante Serviço de Urgência Básica a funcionar 24 horas.

Jornalista: 
Escrito por Brigantia