Ataque de cães mata 6 ovelhas e deixa 5 feridas no concelho de Bragança

PUB.

Sáb, 23/11/2024 - 13:53


Um rebanho foi atacado por cães de gado transmontano, em Donai no concelho de Bragança. O caso é reportado pelo proprietário que diz que o ataque aconteceu esta manhã e pelo menos 6 animais foram mortos e 5 ovelhas ficaram feridas

O ataque ao gado aconteceu por volta das 9h desta manhã, na aldeia de Donai, no concelho de Bragança e, pelo menos, 6 animais morreram.

Tiago Fernandes, dono do rebanho, conta que as ovelhas estavam na sua propriedade quando dois cães de gado “um branco e outro preto” terão “furado a rede” e acabaram por atacar os animais deixando as restantes feridas.

“Algumas mataram-nos logo, ainda as comeram e outras arrancaram-lhe um bocado. E depois as restantes estão mordidas, mas estão vivas ainda. Há duas ou três que estão mesmo mordidas no pescoço, eu já fui buscar a medicação agora de manhã, mas já me disseram que se calhar não ia adiantar muito porque furaram o pescoço. Mas pronto, há que tentar”, disse.

O pastor contou ainda que foram os familiares que se aperceberam da situação. Quando chegou perto do rebanho e se deparou com a situação contactou as autoridades que estão, neste momento, a tentar encontrar os cães e apurar a quem pertencem.

“A GNR está a investigar, estão aqui à procura. Estão várias equipas até. Porque um dos cães ainda foi visto na estrada de Donai. Mas depois perdeu-se-lhe o rastro. Não sei. Não sei se já conseguiram encontrar alguma coisa”, explica.

Tiago Fernandes diz que não é a primeira vez que passa por esta situação e que em todas elas ficou com o prejuízo.

“Agora ficamos com o prejuízo. Ninguém assume nada. Já me aconteceu mais vezes. Há dois ou três anos também tive um ataque igual de cães. Não eram os mesmos cães.  O maior prejuízo é a morte dos animais. O valor não consigo ter uma ideia. Mais os medicamentos já fui buscar agora antibióticos, sprays, tudo mais. Agora deve estar quase a chegar uma máquina para abrir um buraco para conseguir enterrar as ovelhas. É tudo”, rematou. 

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Cindy Tomé