PUB.

Assembleia Municipal de Bragança exige estradas requalificadas

PUB.

Ter, 30/09/2008 - 08:24


Os deputados da Assembleia Municipal de Bragança aprovaram ontem uma moção que exige à Estradas de Portugal a apresentação de um plano para a requalificação de duas estradas nacionais no concelho. A EN 308-3 que liga Bragança à aldeia de Zeive e a EN 217 entre Bragança e Izeda, mais conhecida como estrada do Penacal.  

Ontem o grupo municipal da CDU apresentou na assembleia uma moção nesse sentido.

“Quisemos que Assembleia Municipal se pronunciasse contra a degradante condição de vida das populações que são servidas por essas duas estradas” afirma José Castro acrescentando que serve também para “dirigir um apelo forte ao Governo, para se que seja apresentado um plano de requalificação e se avance com a obra o mais rápido possível”.

 

Depois de alguma confusão no momento da votação, a proposta acabou por ser aprovada por maioria e votos contra da bancada laranja.

No entanto, pela primeira vez neste mandato, foi aprovada uma proposta da oposição com ajuda dos votos a favor dos presidentes de junta.

 

Carlos Fernandes, do recém-criado Movimento de Utentes da EN 308-3, presente na assembleia municipal, critica a posição do PSD. “Estranho a votação e posição tomada pelo PSD e espantado com a justificação para o voto contra”, afirma. Mas mostra-se satisfeito com a aprovação da proposta pois “uma zona abandonada, sem voz e esquecida que consegue com que este assunto esteja em discussão na assembleia municipal, já é bom”.

 

Nesta situação o PS mostrou-se solidário e votou a favor para que a situação se resolva pois “tudo o que é em prol das populações nós só podemos apoiar” refere Luís Pires da bancada socialista admitindo que “existem prioridades e timings mas votamos a favor para que eles se acelerem”.

 

O PSD acabou depois por apresentar outra moção que, embora fosse mais abrangente, também reivindicava a requalificação nas duas estradas nacionais. “Nós entendemos que não faz sentido fazer uma análise do problema em cada capelinha” afirma Nuno Reis acrescentando que “o problema destas duas estradas só pode ser resolvido de forma integrada em todo o distrito”.

 

Esta moção foi aprovada com as abstenções dos dois membros municipais da CDU.