PUB.

Assaltada capela de padroeira de ex-mineiros

PUB.

Qua, 12/03/2008 - 08:44


Uma capela foi assaltada na aldeia de Coelhoso, concelho de Bragança. Os larápios arrombaram uma das portas para entrar no templo e levaram o dinheiro das esmolas. A capela de Santa Bárbara situa-se junto às minas da Ribeira e é precisamente a padroeira dos antigos mineiros.

O facto de estar num local isolado, acabou por ser um chamariz aos amigos do alheio.

Quem deu conta do assalto foi a mordoma da capela. “Tentaram abrir as portas principais mas não conseguiram e foram à porta lateral que é mais frágil e arrombaram a porta” conta o Padre Fontoura, da comissão fabriqueira. “Foram mais os estragos materiais porque de resto não desapareceu nada”.

Esta capela fica um pouco afastada da aldeia, no perímetro das minas de Coelhoso, que estão desactivadas, e foi construída pelos mineiros em honra a Santa Bárbara que é a sua padroeira. “As pessoas vão passando de visita e vão deixando algumas esmolas e foi esse dinheiro que desapareceu” refere.

Apesar de no interior da capela haver uma imagem da santa e “uma ou outra imagem mais pequena mas sem valor artístico bem como outros objectos mais recentes sem grande valor patrimonial , apenas foi levado o dinheiro.

O Padre Fontoura não compreende este acto por considerar que as esmolas ali deixadas são simbólicas. “É mais uma questão de más acções porque ali não há rendimentos e as esmolas deixadas são pouco significativas” mas o facto de a capela se encontrar num local isolado “é sempre um motivo para tentar ir buscar algum dinheiro”.

A GNR está agora a investigar este assalto.

Fonte da força de segurança adiantou á Brigantia que foram levados 93 euros da caixa de esmolas.