Artesãos de Bragança criam associação

PUB.

Seg, 02/06/2008 - 08:34


Os artesãos do concelho de Bragança vão criar uma associação. Até ao final do Verão, a colectividade deve ser constituída e conta com o apoio da Junta de Freguesia da Sé, através do Centro de Artes Tradicionais    

A constituição desta associação pode vir a permitir candidaturas a fundos comunitários. A associação “Está num processo de aperfeiçoamento dos regulamentos” adianta o presidente da junta de freguesia. Paulo Xavier acredita que com a associação os artesãos vão poder “conseguir apoios e candidaturas para divulgar mais os seu trabalho e ter uma maior visibilidade”.

 

A novidade foi avançada no arranque de mais uma edição da Feira Artes Tradicionais que se vai realizar todos os últimos sábados de cada mês até Setembro.

Nesta feira foi ainda apresentado o logótipo do Centro de Artes Tradicionais.

 

Foi concebido por José Pedro, um dos artesãos do centro, que explicou o que desenhou. “A mão significa o trabalho manual, o martelo e o ponteiro são peças utilizadas em algum artesanato” refere. O ícone é acompanhado pela letra A “que significa Artesanato” sendo que uma das partes está pintada a vermelho que “simboliza o esforço, a vontade, o querer, o amor, o carinho que as pessoas têm à arte”. A outra é colorida de preto pois “não podemos viver no escuro pois bem basta quem não tem vista e não pode ver”.

 

No Centro de Artes Tradicionais da Junta de Freguesia da Sé trabalham 18 artesãos dos quais nove vivem exclusivamente desta actividade.