Áreas protegidas transmontanas com estatuto de Europarque

PUB.

Sex, 29/02/2008 - 09:08


Os três parques naturais de Trás-os-Montes vão apresentar uma candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável. Montesinho, Douro Internacional e Alvão podem vir a juntar-se aos cerca de 40 parques que já fazem parte da rede. Em Portugal apenas pertence o Parque Nacional da Peneda Gerês.  

Para delinear a candidatura do Parque Natural de Montesinho decorreu ontem em Bragança o primeiro fórum para apresentar o documento de caracterização e diagnostico do território.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável “é um instrumento de planificação e de gestão para reflectir o que é estado deste território e pretende dotá-lo de uma linha estratégica ao nível do turismo sustentável”, explica Duarte Figueiredo, director adjunto do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte do ICNB.

O projecto conta com a colaboração das câmaras municipais de Bragança e Vinhais, Corane e ainda intervenientes locais ao nível do turismo.

Este responsável considera que a carta pode ser um instrumento fundamental para promover a competitividade dos municípios inseridos na área protegida de forma a angariar fundos do QREN, pois “vão ser anexados vários investimentos considerados como prioritários e que podem ser candidatados a verbas do novo quadro comunitário”.

O ICNB conta apresentar a candidatura dentre de três meses à Federação Europarque que depois vai ser verificado e outorgado. “Nós estamos obrigados a apresentar o documento até finais de Maio ou princípios de Junho e espera-se que a visita dos técnicos decorra até ao fim do ano de 2008 ou na Primavera de 2009” adianta Duarte Figueiredo.

Se o galardão for atribuído, os três parques naturais transmontanos ficam com a categoria de Europarque, integrando uma rede europeia de áreas protegidas que se distinguem das outras por terem uma estratégia de turismo sustentável em termos de conservação da natureza.