Árbitro FIBA trouxe novos conteúdos aos juízes da Associação de Basquetebol de Bragança

PUB.

Qua, 13/12/2017 - 11:09


Nuno Monteiro considera fundamental haver um acompanhamento maior aos árbitros da Associação de Basquetebol de Bragança. 

O juiz da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) esteve em Mirandela, onde reconheceu que a realidade da arbitragem no distrito está muito distante da que vive na Associação de Basquetebol do Porto.
Nuno Monteiro viu “in loco” a actuação dos árbitros da ABB e considera muito importante o contacto com outras realidades.
“São poucos árbitros e estes trabalham sempre com os mesmos clubes e os mesmos jogadores. Assim é difícil evoluir se não tiverem contacto com outras realidades”.
O árbitro internacional de basquetebol trouxe novas ferramentas para ajudar a evoluir os árbitros da ABB.
O juiz é um dois formadores da FPB que tem percorrido as várias associações para ajudar a difundir as novas regras.
Nuno Monteiro considera fundamental a reciclagem de conhecimentos.
“Os árbitros têm que dominar as chamadas técnicas de arbitragem. O que é isto? São ferramentas que nos ajudam a tomar as melhores decisões, nomeadamente posicionamento em campo, como nos devemos movimentar e as áreas de responsabilidade no campo de jogo”.
A formação de árbitros de basquetebol foi aberta ainda aos oficiais de mesa. Actualmente a ABB tem seis árbitros de basquetebol, um deles ainda em fase de estágio, e dez oficiais de mesa.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira