PUB.

Antigo chefe do Estado Maior das Forças Armadas homenageado em Bragança

PUB.

Seg, 18/06/2018 - 10:27


O antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Espírito Santo, dá agora nome a uma rua em Bragança, a cidade que o viu nascer em 1936.

O descerramento da placa comemorativa junto à Sé Catedral, que agora designa a rua entre a Rotunda do Bombeiro e a Rua Engenheiro Amaro da Costa, aconteceu ontem sob o olhar de familiares e amigos do general que faleceu em 2014. Segundo palavras do presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, esta foi uma forma de homenagear também "um ilustre pensador e escritor".

“Tendo em conta que neste arruamento ainda não havia um topónimo atribuído, foi uma feliz coincidência porque fomos abordados nesse sentido, e esta é uma forma também de podermos homenagear uma pessoa que sendo da nossa terra desempenhou tão altos cargos a nível militar”, sublinhou.

O general Gabriel Augusto Espírito Santo cumpriu 48 anos de serviço em Moçambique e Angola e em 1997 foi empossado chefe do Estado-Maior do Exército e posteriormente, entre Março de 1998 e Agosto de 2000, foi o 15.º Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Portugal. Exerceu funções de comando, de instrução e de ensino. É autor de vários livros como "Da arte da guerra à arte militar". Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves