PUB.

André David (GDB): "A anulação dos campeonatos vai acabar por ser uma realidade"

PUB.

Qui, 02/04/2020 - 10:01


André David defende a anulação do Campeonato de Portugal.

O treinador do Grupo Desportivo de Bragança já analisou a proposta entregue à Federação Portuguesa de Futebol por um grupo de clubes do terceiro escalão do futebol português e considera que não é consensual.

“A proposta é feita por um grupo de clubes que lhes interessa uma subida administrativa, pois vêm defraudados os seus investimentos, por um lado é legítimo mas por outro não agrada a uma série de clubes que estão chegados à zona do play-off que acham que têm os mesmos direitos. Da mesma forma acontece com as equipas que estão na zona de descida, que não querem descer. A anulação dos campeonatos vai acabar por ser uma realidade e, na minha opinião, será a decisão mais sensata”.

Para o técnico a solução apresentada, que aponta para uma restruturação dos campeonatos e a divisão do Campeonato de Portugal em duas provas, não vai ser aprovada, mas deixa a dica para a revisão das competições. “Eu acho que a proposta é inviável. Serviu para alertar as pessoas para um problema real e para as necessidades reais dos clubes, mas isso até uma questão à parte. Penso que é importante que a Federação Portuguesa de Futebol tome o mais rápido possível uma decisão em relação ao Campeonato de Portugal”.

André David entende que a formação de uma liga nacional prepararia os clubes e os  “Eu acho que devia ser criada uma liga de norte a sul do país, mais competitiva, entre as melhores equipas. Seria até um estágio de maturação de alguns jogadores para chegar à 2ª Liga. Não me parece de todo descabido que aparecesse essa liga e o Campeonato de Portugal mais abaixo. Mas, essas medidas têm que se estruturadas e teria que haver algum investimento por parte da federação e da Liga de e apoio aos clubes que competissem na liga nacional”.

Recordamos que a proposta enviada à Federação Portuguesa de Futebol por cerca de uma dezena de emblemas deste campeonato propõe a reestruturação dos quadros competitivos, desde a 1ª Liga aos distritais, face à impossibilidade de terminar as competições, sendo que para o Campeonato de Portugal é sugerido um campeonato de elite com duas séries de 12 equipas e o aparecimento de uma nova competição, designada de Campeonato Inter-associações.

 

 

Jornalista: 
SM