PUB.

Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo inscrita na lista de produtos europeus protegidos

PUB.

Seg, 19/03/2018 - 10:54


A Amêndoa Coberta de Torre de Moncorvo foi inscrita na lista de produtos europeus protegidos. A comissão europeia já tinha atribuído a certificação oficial regulamentada pela União Europeia através do selo Indicação Geográfica Protegida (IGP) em Julho do ano passado e o produto foi agora inscrito oficialmente na lista da União Europeia de produtos protegidos.

Para o vice-presidente do município de Torre de Moncorvo, Vítor Moreira este é um avanço na promoção e protecção da amêndoa coberta.

“Isto vem representar muito na luta que temos tido. Somos o maior produtor nacional de amêndoa. Fazia todo o sentido que protegêssemos a amêndoa e em especial a amêndoa coberta. É uma batalha ganha e uma vitória”, explicou.

Este produto de confeitaria, originário de Torre de Moncorvo é obtido a partir de amêndoas doces, torradas e cobertas com pasta de açúcar e a sua produção pode ser enquadrada no universo das tradições judaico-cristãs de matriz mediterrânica que moldou a cultura da região.

E com a certificação o município e a cooperativa local apostam também na formação para que a produção continue.

A Comissão Europeia acrescentou a Amêndoa Coberta de Moncorvo à lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP). São agora 139 os produtos nacionais a merecer protecção da União Europeia. Escrito por Brigantia.