PUB.

Alunos sensibilizados para prevenção de AVC

PUB.

Qua, 01/10/2008 - 08:19


Pela primeira vez, o Centro Hospitalar do Nordeste foi a uma escola falar sobre Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). A acção de informação e sensibilização decorreu na Secundária Miguel Torga, em Bragança.  

O objectivo é prevenir aquela que é principal causa de morte em Portugal, através da passagem da mensagem entre alunos e familiares. “Temos feito muitas palestras mas ao nível escolar é a primeira vez que acontece e a nossa ideia é através deles chegarmos aos familiares para ajudar a prevenir esta doença” afirma o coordenador do Serviço de AVC do Centro Hospitalar do Nordeste.

 

Jorge Poço, explica ainda que para fazer face ao elevado número de AVC’s no distrito, que tem a taxa de incidência mais elevada, vai ser aumentado o número de camas para estes doentes na unidade de Macedo de Cavaleiros. “São oito camas que permitem tratar cerca de 250 doentes por ano mas o conselho de administração está a tentar aumentar para 12 camas para poderem ser tratados cerca de 400” adianta o responsável.

 

Jorge Poço alerta ainda para os cuidados a ter em caso de AVC e para os sinais ao nível da fala, face e força que a doença causa.

 

Estes e outros alertas foram dados ontem, uma acção de sensibilização com os alunos da Escola Secundária Miguel Torga.

O Centro Hospitalar do Nordeste vai continuar com estas campanhas de sensibilização pelas escolas.