PUB.

Alunos de Bragança pioneiros em programa de estágios com o IGC

PUB.

Seg, 27/10/2008 - 10:09


Seis alunos das escolas secundárias de Bragança vão estagiar no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Oeiras, durante as férias da Páscoa do próximo ano. Os estágios estão reservados aos dois melhores alunos da disciplina de Biologia de cada escola secundária da capital de distrito: a Abade Baçal, Emídio Garcia e Miguel Torga. A iniciativa é pioneira a nível nacional mas pode vir a ser alargada a outras escolas do país. Os estágios já tinham sido acordados entre a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Gulbenkian de Ciência, mas desta vez foi assinado o protocolo entre as escolas e a autarquia.

Os presidentes dos concelhos executivos depositam grandes expectativas no projecto.

 

“É uma iniciativa pioneira que vai permitir que alunos altamente interessados tenham a possibilidade de fazer estágios em disciplinas de ponta e com metodologias de ponta”, regozijou-se José Fernando Carrapatoso, da secundária Miguel Torga à Brigantia.

Também Teresa Sá Pires, da Abade Baçal esclareceu que a iniciativa já foi divulgada oralmente entre os alunos. Por seu turno, Eduardo Santos da escola secundária Emídio Garcia,  garantiu que os professores e alunos da escola vão “dedicar todo o empenho” a este projecto.

 

Da parte do Instituto Gulbenkian de Ciência, Mário Leite explicou que durante as férias da Páscoa, os alunos “vão vestir a pele de um cientista”. À sua espera os estudantes vão ter um programa, uma equipa e vão trabalhar em laboratório para depois realizarem o seu relatório. “É evidente que os níveis de exigência são diferentes, mas os apoios são enormes”, adianta Mário Leite.

 

Os estágios vão ser alargados a todo o país, mas Bragança vai estar sempre ligado ao projecto. “Estamos disponíveis a abri-lo a todo o território nacional, mas reservando sempre lugar para alunos de Bragança”, referiu o responsável. Esta foi a forma de homenagem encontrada pelo IGC pelo pioneirismo da Câmara Municipal de Bragança.

 Para o autarca local, Jorge Nunes, este intercâmbio é uma “ janela de oportunidade que se abre para os alunos das escolas secundárias”. O edil refere ainda que as escolas e seus professores também vão beneficiar na medida em que trazem para os programas de formação “novos conhecimentos valorizando a qualificação e formação”. A Câmara municipal vai assegurar as despesas com a viagem e estadia dos alunos durante os estágios.