PUB.

Alimentação pouco saudável faz aumentar número de crianças obesas

PUB.

Seg, 02/06/2008 - 16:23


30% das crianças do distrito de Bragança sofrem de excesso de peso. O número foi revelado hoje, na abertura da exposição Mostra Saúde +, organizada pela coordenação distrital do programa saúde escolar/ Promoção e Educação para a Saúde.

A coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, Berta Nunes revela que o número é o resultado de uma alimentação pouco saudável, que acaba por se registar em todos os distritos do país. “Nós temos 30% de crianças com excesso de peso e uma percentagem delas são mesmo obesas, aliás isto é o que se passa a nível nacional”, garante a coordenadora. “No nosso distrito, apesar de podermos pensar que a alimentação é mais saudável, aparentemente é uma alimentação que segue o padrão nacional e que infelizmente tem os resultados semelhantes ao que se passa a nível nacional, que é 30% das crianças com excesso de peso”, assinala Berta Nunes.

 

Segundo a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança, há cada vez mais crianças obesas e por isso foi lançado um projecto de prevenção de obesidade pela equipa de saúde escolar de Bragança. O Projecto de Vigilância Nutricional Infantil vai começar a funcionar no próximo ano lectivo e já conseguiu o 3º lugar nos prémios “Hospital do Futuro 2007/2008”, na categoria Prémio temático anual: “Prevenção da Obesidade”.

 

Berta Nunes explica que "o Programa de Vigilância Nutricional Infantil é um programa em que vamos avaliar as crianças na entrada para o ensino básico, ver o índice de massa corporal, fazer inquéritos alimentares e depois seguir essas crianças ao longo de todo o período escolar”. O objectivo, de acordo com a coordenadora da sub-região de saúde de Bragança é “perceber se essas acções, que estamos a ter regulamente nas escolas, nomeadamente em relação à questão da alimentação saudável, têm impactos positivos”. “O que temos vindo a verificar é que, apesar do todo este esforço ao longo destes anos, as nossas crianças, aliás como em todo o país, são cada vez mais obesas”, sublinha Berta Nunes.

 

Os temas da obesidade, toxicodependência, comportamentos sexuais de risco e reciclagem estão em destaque nos trabalhos dos alunos das escolas do distrito, que podem ser vistos até amanhã no centro cultural de Bragança.