Alfândega sem piscinas no próximo Verão

PUB.

Qua, 03/09/2008 - 08:54


As piscinas públicas de Alfândega da Fé podem não abrir no próximo verão. A ARA (Associação Recreativa Alfandeguense) que está a cargo das piscinas admite não abrir o equipamento na próxima época balnear se não tiver apoios da câmara local que garantam a qualidade da água.  

Nos últimos anos, a autarquia atribuía uma verba à associação para contratar uma empresa que assegurasse a qualidade da água das piscinas.

Este ano, a autarquia optou por disponibilizar um técnico.

Mas para a associação, o serviço prestado não foi satisfatório uma vez que por várias vezes foi necessário encerrar o equipamento porque a água não oferecia qualidade.

 

Se no próximo ano, a câmara não ceder essa verba o presidente da ARA admite não abrir as piscinas.

“No próximo ano, vamos solicitar novamente uma verba para poder pagar a uma empresa mas se não aceitarem disponibilizar essa verba certamente que as piscinas ficarão encerradas” afirma Rui Figueiredo.

 

O presidente da câmara de Alfândega da Fé, João Carlos Figueiredo, responde que o técnico destacado para as piscinas não pode lá estar em permanência e responsabiliza a ARA por não colaborar na manutenção. “Não passa pela cabeça de ninguém que nós possamos disponibilizar um técnico 24 horas por dia para manter a qualidade da água” afirma. “Nos anos anteriores havia sempre alguém dentro da associação que fazia esse controlo, por isso também tem de haver alguma ajuda” acrescenta o autarca.

 

A ARA diz que não tem possibilidades de suportar as despesas com a manutenção da água.

Mas Rui Figueiredo adianta que a associação vai avançar com uma candidatura ao Instituto do Desporto para fazer obras de remodelação nas piscinas. “Em relação à maquinaria temos de substituir alguma que já está bastante obsoleta e em relação ao pavimento e à relva vamos tentar substituir tal como pintar as piscinas” revela o presidente da ARA. “Nós não temos capacidade para o fazer, vamos pedir apoio à câmara, ao governo civil e ao instituto do desporto” adianta. “Neste momento não há candidaturas mas devem abrir em Outubro e se a nossa for aprovada, no próximo ano podemos ter esse problema resolvido”.

 

João Carlos Figueiredo, critica o abandono a que as piscinas estão votadas durante o ano e por isso avança que a autarquia está a ponderar construir um novo complexo de piscinas em Alfândega da Fé. “A ARA é dona e senhora daquela estrutura e quando chega o Verão a câmara é solicitada para fazer limpezas e manutenções e durante o resto do ano está tudo ao abandono” refere o autarca, salientando que “isto não pode acontecer e de uma vez por todas a câmara vai resolver a situação futuramente, com outro tipo de estrutura, é uma situação que estamos a equacionar”.