PUB.

Alfândega da Fé propõe um Dezembro activo para os amantes da natureza

PUB.

Qui, 07/12/2017 - 09:27


Habituados às baixas temperaturas o frio da época não assusta os transmontanos. Por isso, Alfândega da Fé convida todos a saírem do conforto do sofá durante o mês de Dezembro. Fins-de-Semana da Montanha é a proposta para descobrir a região, com diversas actividades, desde acções de formação a caminhadas ao nascer do Sol. 

Ana Duque, da câmara municipal, garante que a programação é pensada para os amantes da montanha que gostam de comer bem e experimentar boas energias.
“Em Alfândega da Fé, Dezembro não é para ficar em casa. É para vir participar numa série de actividades que temos planificado. Está bom tempo, temos de fazer exercício físico. Temos laboratórios de gastronomia, os produtos vão ser todos comprados no concelho, para também dinamizar o comércio local. Vamos ter também laboratórios de música e de dança. As pessoas levantam-se do sofá, saem de casa e vêm usufruir da natureza. Estão em contacto com a montanha, percursos pedestres, workshops de sobrevivência, provas de orientação nocturna, vamos comer bem e conviver, num fim-de-semana repleto de boas energias”, destaca.
Um dos momentos altos é o IV Trail de Montanha, pelos trilhos da Serra da Gouveia, no próximo Domingo. Ricardo Castilho, técnico superior de Desporto do município, destaca a beleza das paisagens que acompanham o percurso de 22 km.
“ Este percurso tem uma dificuldade média, com vista para a zona sul do concelho bastante agradável, onde conseguimos ver uma das barragens do Sabor e uma zona do concelho de Moncorvo. Já temos cerca de 50 inscritos mas esperamos uma centena de pessoas”, sublinha.
O dia internacional da montanha comemora-se a 13 de Dezembro e para assinalar a data desde 2010 são organizadas actividades para aproveitar as paisagens de Montanha em Alfândega da Fé, como explica João Neves da empresa de Turismo de Natureza e Aventura Naturthoughts, que colabora na organização.
“ Desde 2010 fazemos uma actividade para aproveitar a paisagem e a beleza natural que têm aqui as montanhas. Nos dias 16 e 17 de Dezembro, começamos de manhã com uma actividade de sobrevivência na montanha, que vai desde saber preparar a água de uma poça e passa-la a uma água transparente e quase bebível, aprender a fazer fogo, aprender a construir um abrigo em montanha, etc. Vamos ter um almoço à nossa maneira transmontana, vamos ter uma tarde de orientação, em que vamos aprender a orientar-nos com carta militar e bússola e depois fazemos uma orientação nocturna. Vamos brincar a volta da fogueira e ter um momento de lazer, com aguardente a ardente, como é óbvio”, explica. 
A organização assegura que estas actividades são uma aposta ganha pois cada vez são mais as pessoas que vêm de fora. O que se tem vindo a reflectir no aumento da ocupação nas unidades hoteleiras e dos restaurantes, ao longo dos anos.
Fins-de-semana na montanha é a proposta do município alfandeguense para quem gosta de desfrutar do melhor que a natureza tem para oferecer.