PUB.

Alfândega da Fé aposta no empreendedorismo para criar respostas necessárias ao concelho

PUB.

Sex, 17/05/2019 - 08:39


Através da BLC3 (uma associação que desenvolve investigação tecnológica e incubação de ideias e empresas), no Pólo de Alfândega da Fé, três jovens criaram a sua própria empresa no concelho em causa. No concelho também se criou uma nova resposta para desempregados

Com o projecto TransferEmpreende, dinamizado pela associação, conforme explica Berta Nunes, presidente da câmara de Alfândega, Diogo Oliveira está a prestar serviços especializados na área dos soutos e Tiago Teixeira e Pedro Tavares registaram uma empresa de marketing, branding e design. “Um deles criou uma empresa de apoio aos produtores agrícolas, principalmente na área da fileira da castanha. Tendo em conta que o castanheiro, neste momento, está a sofrer várias doenças e tem tido vários problemas achamos que é muito importante o trabalho que ele tem vindo a desenvolver junto dos agricultores. Os outros dois são arquitectos e criaram uma empresa na área da aqrquitectura, design e marketing. Estão a trabalhar com várias instituições e corresponde a uma necessidade que tínhamos no concelho porque não havia ninguém a fazer esse trabalho”.

Para Berta Nunes, esta é uma forma de fixar jovens na região e de atrair outros para o concelho. “Consideramos que estas duas empresas têm condições para ter sucesso porque correspondem a necessidades que existem e que não tinhamos resposta anteriormente. Não se trata só de fixar os que são de cá como de atrair alguns jovens, que sendo de cá, estão a trabalhar fora”.

O projeto TransferEmpreende, é co-financiado pelo Norte 2020. A propósito ainda do empreendedorismo, recentemente, no concelho, arrancou uma nova iniciativa: a Fábrica do Empreendedor e a StartLab, uma iniciativa do município em parceria com a Agência de Empreendedores Sociais. O objectivo, segundo a presidente, é dar resposta à problemática do desemprego, apoiando a criação de iniciativas empreendedoras. “Tem uma vertente que é de apoio a desempregados, com poucas qualificações, e vai tentar apoiá-los na criação do seu próprio emprego. É direccionado a pessoas desempregadas e algumas de longa duração. É tentar fazer a inclusão social via empreendedorismo. Depois tem uma vertente de que passa por um espaço de incubação também direccionado a estes empreendedores. Caso tenham uma ideia e queiram desenvolve-la têm um espaço para o fazer”.

A Fábrica do Empreendedor e StartLab vai trabalhar em cooperação com outras entidades, como o Gabinete de Inserção Profissional do IEFP e o Gabinete de Apoio ao Empreendedor da autarquia. É um espaço de apoio nas áreas do emprego, criação de negócios, promoção de competências empreendedoras e dinamização de projetos de intervenção comunitária.

Escrito por Brigantia

Foto: CM Alfândega da Fé

Jornalista: 
Carina Alves