PUB.

Alegados incendiários denunciados por jovens vigilantes da floresta

PUB.

Sex, 06/06/2008 - 08:19


O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas tem contribuído significativamente para a redução de incêndios nas freguesias de Gimonde e Meixedo, em Bragança e até já foram detidos três alegados incendiários graças à vigilância dos jovens.  

A convicção foi assumida por um grupo de alunos estagiários do IPJ e finalistas do curso de Educação Social do IPB, que realizaram um estudo de caso, com vista a perceber a relevância do Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas.

O trabalho foi apresentado, ontem, no âmbito de um seminário sobre o tema, que decorreu na delegação do IPJ, em Bragança.

 

Luísa Sousa, uma das responsáveis do estudo não tem dúvidas de que o Programa contribui para a diminuição de fogos florestais. “Os fogos são menos e as áreas florestais são limpas e vêm quais são as necessidades que é uma boa estratégia de prevenção” afirma. Além disso, “assistiu-se a uma redução do número de incêndios, menos área ardida, mais eficácia e rapidez no combate porque muitos foram detectados quando começaram a deflagrar” explica Luísa Sousa.

 

A vigilância das florestas durante o Verão, através deste programa, já permitiu a detenção de três incendiários em flagrante. “Houve algumas denúncias de pessoas suspeitas de praticar fogo posto e três casos em que os incendiários foram detectados em flagrante”, revela.

 

Vítor Prada Pereira, subdirector da delegação regional do Norte do IPJ, elogiou a iniciativa dos alunos, que veio revelar alguns dados importantes ao programa de voluntariado jovem para as florestas. “Soube-se que é mais significativa a participação de alunos do ensino secundário e isso para nós é um indicativo importante porque nos permite perceber que temos de ir a outros ensinos, como o superior, para os incentivar e mobilizar mais”, afirma.

 

No total foram entrevistados 30 voluntários, 15 em cada freguesia.

Um estudo que veio comprovar a importância do programa de voluntariado na prevenção dos fogos florestais.