PUB.

Alegado burlão de Bragança já foi detido

PUB.

Sex, 25/07/2008 - 09:46


Está em prisão preventiva o alegado burlão que no ano passado roubou uma quantia elevada de dinheiro a uma família de Bragança. O indivíduo foi detido no âmbito de uma operação levada a cabo pelo comando distrital da PSP de Bragança em colaboração com a polícia do Porto e de Lisboa.

O casal já recebeu os 65 mil euros que lhe tinham sido extorquidos por supostos videntes. A novidade foi avançada ontem, no dia em que a corporação comemorou 132 anos de vida.

Em clima de festa o comandante da PSP de Bragança revelou o caso de sucesso, conseguido através da actuação do comando distrital da PSP. “Em Novembro de 2007 foi apresentada uma queixa por um casal daqui da zona que tinha sido burlado”, revela Amândio Correia referindo que os cidadãos em causa tinham “ficado sem 65 mil euros e uma quantidade considerável em ouro”. “Essa família já recebeu em dinheiro a quantia em que tinha sido burlada”, assinala o comandante da PSP de Bragança adiantando que “o burlão foi detido no aeroporto quando estava a embarcar para o Brasil”. “Neste momento está em prisão preventiva”, acrescenta.

No mesmo dia, o comandante da PSP de Bragança falou das dificuldades com que se deparam diariamente. Segundo Amândio Correia o principal problema prende-se com a carência de recursos humanos. “O comando de Bragança tem 27 vagas por ocupar, o nosso efectivo é de 201 polícias, temos 174 polícias, as principais dificuldades passam pelos recursos humanos”, explica o comandante da PSP de Bragança referindo ainda que “por outro lado os polícias em Bragança também têm uma idade avançada, uma media de 46 anos e isso implica alguns problemas na rotina policial, porque proporciona algumas baixas as vezes prolongadas”. “A dificuldade não é trazer para cá voluntários, a dificuldade é trazer aqueles que querem vir para aqui”, considera Amândio Correia justificando que “a direcção geral que gere os recursos humanos acha neste momento que eles são mais necessários em Lisboa, Porto ou noutros locais”.

A nível dos crimes ocorridos na cidade de Bragança, Amândio Correia refere que uma das preocupações dos agentes passa pelos actos de vandalismo. “Para além da criminalidade nós temos outros problemas que nos preocupam como o ruído, a destruição de património público”, sublinha o comandante da PSP de Bragança afirmando que “muitas vezes à noite os jovens após beberem algum álcool provocam actos de vandalismos que causam incómodos”.

No dia do aniversário foi empossado como segundo comandante da PSP de Bragança o comissário Lopes Oliveira que revelou que Mirandela vai integrar o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP).  “O programa já existe na cidade de Bragança, tem começado a dar os seus frutos e vai ser alargado também à cidade Mirandela a partir de Setembro de 2008”, anuncia o segundo comandante da PSP de Bragança. em relação ao programa Lopes Oliveira esclarece que se baseia numa maior proximidade e numa forma diferente de interagir com a comunidade escolar, com os idosos, com os mais desfavorecidos, e com o comércio”. “Entendemos que são grupos de pessoas com características próprias e que a proximidade e a interacção da polícia traz benefícios a médio, curto prazo”, conclui.

O comando distrital da PSP de Bragança é composto por 174 polícias.