Aldeias de Gregos e Ventuzelo estão a ser abastecidas por camiões cisterna

PUB.

Qui, 14/08/2008 - 08:57


Há duas aldeias no concelho de Mogadouro que já estão a ser abastecidas com cisternas. Mesmo assim, a autarquia mogadourense considera que o cenário está bem melhor que no ano passado. 80% do município, a parte sul, não tem qualquer problema com o abastecimento, já os outros 20%, a nascente do concelho, são mais problemáticos.

 

Gregos e Ventuzelo são os casos mais complicados onde a água já chega às aldeias através de camiões cisterna. António Pimentel, vereador na Câmara Municipal de Mogadouro, diz mesmo que se tratam de dois casos pontuais e que não há problemas no abastecimento do concelho. Confirma ainda que, em igual período do ano passado, o cenário era pior. “Podemos dizer que sob o ponto de vista de abastecimento de água ao público o problema nem sequer existe, porque apenas duas pequenas aldeias estão a ser pontualmente abastecidas com um camião cisterna da própria autarquia”, esclarece António Pimentel referindo que “todo o resto está a ser abastecido com água tratada”. “No ano passado o cenário era pior, talvez por circunstâncias do ano ou por captações que não aguentaram o calor, devido ao aumento da população nesta época e o Verão mais quente houve algumas captações que se ressentiram”, recorda o vereador.

 

O vereador refere que o abastecimento a partir da barragem de Bemposta foi melhorado e resolveu o problema de diversas aldeias. “Fizemos uma adutora de Bemposta a Peredo de Bemposta que resolveu o problema de Toros, de Algosinho, de Peredo e Lamoso, eliminando alguns pontos negros”, garante António Pimentel afirmando que “neste momento apenas Gregos e Ventuzelo sofrem pontualmente de falta de água”. “Para isso repomos alguma água através de tanques precisamente para que as populações não tenham falta de água”, salienta o vereador.

 

A barragem de Bastelos tem capacidade para abastecer todo o concelho, mas a adução apenas está feita para a parte sul do município, que representa 80% da sua população. Os outros 20% vive de captações autónomas. “Mogadouro tem uma barragem que só por si abastecia todo o concelho, acontece, porém que a adução apenas está feita para a parte sul do concelho, que representa em termos de população mais de 80% da população”, explica António Pimentel referindo que “as restantes aldeias da parte nascente todas elas têm captações próprias, à excepção das que são abastecidas a partir da adução da ETA de Bemposta”.

 

Gregos e Ventuzelos são para já os casos mais complicados. As aldeias são abastecidas por camiões cisterna.