PUB.

Aldeia de Franco vai ter a primeira "Feira da Jeropiga e Produtos da Terra" no próximo Domingo

PUB.

Sex, 09/12/2016 - 10:27


No próximo domingo, a aldeia de Franco, no concelho de Mirandela, vai ser palco da primeira edição da "Feira da Jeropiga e Produtos da Terra". Passa a ser a 16ª feira do calendário anual do concelho mirandelense ligado a um produto ou património de referência das freguesias. Paulo Pontes, presidente da união de freguesias de Franco e Vila Boa, explica que a realização do certame "será uma espécie de teste para aferir da possibilidade de vir a realizar-se anualmente".

O autarca explica a razão de associar a jeropiga a esta feira. "Na altura do Natal, vendia-se muita jeropiga e muitas pataniscas de bacalhau na Feira do Franco. Era uma feira de grande convívio e tradição. Eu costumo dizer que, antigamente a feira do Franco era 'o hipermercado da região´', uma vez que vinham todos os vendedores de produtos da montanha... O Objectivo é reavivar, de alguma forma, esta tradição, permitindo às pessoas da terra que escoem os seus produtos", referiu. 

A primeira edição da feira da jeropiga e outros produtos da terra vai decorrer, no domingo, no Franco, com a presença de duas dezenas de expositores. Uma iniciativa da união de freguesias de Franco e Vila Boa, com o apoio do Município de Mirandela. Escrito por Terra Quente (CIR).